Integrantes da Comissão Especial das Águas acompanharam, nesta segunda-feira (dia 22), a explanação sobre a preservação dos recursos hídricos feira pelos representantes da Epagri e da Fundação Municipal 25 de Julho.

Participaram da reunião os vereadores James Schroeder (presidente), Fabio Dalonso (secretário), João Carlos Gonçalves (relator) e Adilson Mariano. Também integra a comissão o vereador Maycon Cesar. Este encontro foi acompanhado por representantes de entidades e organizações não governamentais e comunidade.

 
Epagri

O primeiro a apresentar os trabalhos foi o gerente regional da Epagri, Onévio Zabot, que falou a gestão da bacia hidrográfica do Norte catarinense. “Toda colonização foi feita próxima de rios. Antes, éramos voltados para os rios. Agora, estamos, cada vez mais, de costas para os rios. Precisamos mudar este conceito urgente e olhar mais para os rios”, ressalta.

Durante sua explanação, Zabot salienta que um novo rumo para a preservação na área rural foi dado a partir dos projetos Microbacias 1 (solo e água) e da Microbacias 2 (organização do produtor – renda/gestão). “Neste momento, estamos trabalhando com o Microbacias 3, também conhecido como SC Rural, que atua na organização da propriedade”, frisa.

A ideia de implantação das Microbacias aconteceu no governo José Sarney, no ano de 1985, quando o governo federal tinha foco na preservação dos recursos naturais.

“Assim como o agricultor, a população deve olhar para o rio como uma essência. Um exemplo é a Europa que, antes mesmo da integração da moeda Euro, eles já se uniam por causa dos rios. A questão é que muitos dos mananciais ultrapassavam fronteiras e, por isso, tinha que haver acordo entre países”, explica Zabot.
 

Fundação 25 de Julho

O presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet, convidou os integrantes da Comissão Especial das Águas para apresentar os resultados da comissão na próxima reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema), marcada para o dia 11 de agosto.

Em sua fala, Valério comentou sobre a Fundação está trabalhando para que haja uma redução do uso de agrotóxicos que danifica o solo e, consequentemente, os mananciais. “Nosso grande desafio é o trabalho com plano de manejo da água. Todos temos que nos engajar para remeter às boas práticas”, expõe o dirigente.

Já o coordenador da APA (Área de Proteção Ambiental) da Fundação 25 de Julho, Ricardo Messias, informou que no 2º semestre deste ano, a instituição estará fazendo o cadastramento de todos os agricultores do município. Segundo ele, a intenção é conhecer com detalhes as propriedades da maior cidade de Santa Catarina.

“Queremos ajudar os agricultores a terem mais acesso aos recursos disponibilizados pelo governo, mas para isso precisamos das informações exatas”, aponta o coordenador.
 

Outros assuntos

O presidente do Instituto Viva Cidade (IVC), João Carlos Farias, acompanhando do membro da entidade, Mauro Ronchi, convidou os participantes para participar do lançamento do vídeo “O Marinheiro do Rio Cachoeira”, marcado para a próxima segunda-feira (dia 29), às 19h30, no auditório da Companhia Águas de Joinville.