O principal diferencial em relação ao site anterior não está apenas no layout; finalmente, muito mais amigável, elegante e organizado; mas na filosofia que deu-lhe origem. A interatividade com o internauta ganha força. As notícias permitem a inclusão de comentários.
Agora, fotos e vídeos farão parte do dia a dia desta nova ferramenta. Isso sem contar a integração com (nada mais, nada menos que) 333 redes sociais. Basta clicar no botão “share” (compartilhar, em inglês), no rodapé de cada notícia, para espalhar os conteúdos do Poder Legislativo de Joinville pela grande rede mundial de computadores. As atividades no Twitter @camarajoinville podem ser vistas diretamente aqui no site. Um canal de vídeos no YouTube, que procurará levar ao internauta o cotidiano da Câmara de forma descontraída, informal, já está em funcionamento, basta clicar no ícone no canto superior direito do site.
O objetivo, com tudo isso, é aproximar ainda mais o cidadão da Câmara, incentivando a participação popular no processo de construção das leis e dos grande debates joinvilenses.
Até por isso, uma outra novidade deste site são os blogs de cada parlamentar. Diferente do antigo, em que cada vereador tinha apenas uma página com um perfil e uma foto, agora, cada um terá um site inteiro para si, para utilizá-lo da maneira que lhe convier. Até mesmo a Câmara Mirim foi contemplada.
O internauta, ao clicar no menu “Vereadores” e, em seguida, ao clicar sobre o nome ou foto de um parlamentar, será direcionado ao blog dele, cuja responsabilidade dos conteúdos será de sua assessoria. Ali, o vereador poderá inserir suas notícias, seu perfil, disponibilizar sua agenda de compromissos, entre outras coisas. Os blogs têm, ainda, um formulário de contato direto com o edil.
Os profissionais de comunicação social também serão privilegiados no novo site. A Diretoria de Comunicação Social da Câmara de Vereadores de Joinville está formatando uma Sala de Imprensa, em que disponibilizará conteúdos e ferramentas para facilitar ao máximo o trabalho de jornalistas de Joinville, de Santa Catarina e até do Brasil. A previsão é que a partir de meados de fevereiro, a Sala de Imprensa já esteja 100% funcional.