Pelo menos sete Câmaras de Vereadores de municípios da região do Vale do Itapocu devem participar do Curso de Auditor Interno da Qualidade, a ser promovido pela Escola do Legislativo Joinvilense, em parceria com a Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi), ainda neste mês de abril, em data a se confirmar.

Segundo o presidente da Avevi, Valmor Pianezzer, será mais um passo para a implantação do Programa de Qualidade em serviços legislativos, nos Poderes Legislativos de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder, Massaranduba, São João do Itaperiú e Barra Velha. “Estabelecemos esta parceria para oportunizar este treinamento a um servidor de cada Câmara, e estes disseminarão as ferramentas de gestão da qualidade para seus colegas”, projeta Pianezzer.

A Câmara de Vereadores de Joinville é certificada ISO 9001 desde 2006, a única em Santa Catarina. A ISO 9001 se constitui em “um grupo de normas técnicas que estabelece um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão”. Além disso, a Câmara de Vereadores de Joinville é uma das poucas do Brasil cuja certificação abrange seus processos administrativos e legislativos. A maioria dos demais casos refere-se apenas aos administrativos.

Na última sexta-feira, o diretor da Escola do Legislativo da Avevi, Francisco Schork, palestrou sobre o tema, em evento realizado no plenário. O coordenador da Escola do Legislativo Joinvilense, Claudinei Dias, informa que o curso terá duas fases: os princípios da gestão da qualidade e a formação do auditor interno da qualidade. A data provável do curso é 15 de abril, das 14h às 18h, no plenarinho, a ser confirmada.

Foto de Sabrina Seibel e colaboração de Ilton Piran (Avevi)

Deixe um comentário