O presidente da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), vereador Odir Nunes anunciou, na manhã de hoje, o repasse de R$ 50 mil para o projeto inovador de captação, aproveitamento e reciclagem da água das chuvas para 20 escolas da rede municipal de ensino de Joinville. A iniciativa surgiu durante a abertura do 1º Seminário Joinvilense de Educação Ambiental, realizado no legislativo.

Numa reunião preliminar com os vereadores mirins, com a engenheira Stella Maris Barth Wanis, da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), o arquiteto Luiz Alberto de Souza, presidente da Companhia Águas de Joinville (CAJ), a coordenadora do Distrito Litoral Norte de Escotismo, Reno Murara e a chefe escotista, bióloga e professora Sandra Maria Pepes Vales, o político já havia falado sobre o assunto.

Para a elaboração do plano o presidente solicitou o apoio da Cia. Águas de Joinville e da Fundema, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Fundação IPPUJ.

“Vamos disponibilizar recursos das economias do legislativo para viabilizar este projeto que pretende alcançar pelo menos 20 escolas da área rural da cidade, que mantém suas hortas, pomares e leiras com culturas que são utilizadas na alimentação dos alunos da própria escola. Esperamos que posteriormente este projeto continue avançando e abrangendo os demais estabelecimentos de ensino de Joinville”, disse Odir Nunes.

Para ele, com isso haverá economia para a secretaria no gasto com água e permitirá aos estudantes o envolvimento direto nos processos de reciclagem e seus benefícios para o meio ambiente. Nunes lembrou que o prédio do Legislativo Municipal possui cisternas que captam toda a água que é utilizada nos banheiros e no serviço de limpeza.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário