Na próxima segunda-feira, dia 18, a Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) vai homenagear o atleta profissional de futebol Ramires Santos dos Nascimento, campeão Europeu, pelo Chelsea Football Club, da Inglaterra, oriundo das categorias de base do Joinville Esporte Clube (JEC). O Poder Legislativo outorgará ao desportista o título de Cidadão Honorário de Joinville, reconhecendo que através de sua ascensão ao futebol nacional e mundial elevou também o nome da cidade de onde saiu para a fama e também onde residem os familiares de sua esposa, Islana Fabrícia da Rosa Nascimento. O proponente da homenagem é o vereador Juarez Pereira.

Natural de Barra do Piraí (RJ), o atleta chegou em Joinville em 2005, aos 17 anos, e no JEC teve trajetória destacada tendo conquistado a Copa Santa Catarina, em 2005 e no ano seguinte, já como jogador profissional. Em 2007 rumou para o Cruzeiro (MG) onde foi campeão estadual em 2008, 2009 e vice-campeão da Copa Libertadores da América.

Ainda em 2009 se transferiu para a Europa, negociado com o Benfica, de Lisboa (Portugal), e novamente campeão nacional nas temporadas 2009/2010, além da conquista da taça da Liga de Portugal. Bastou para que Ramires fosse parar em Londres, no Chelsea onde dois anos depois sagrou-se campeão da F.A. Cup (campeonato nacional inglês) e a Champions Legue 2012 (liga dos campeões da Europa).

As atuações destacadas de Ramires pelo Chelsea na temporada foram reconhecidas pelos companheiros de time, o que rendeu ao meio-campista o prêmio de melhor jogador do ano em eleição promovida pelo próprio grupo de atletas da equipe comandada pelo técnico Roberto Di Matteo. Além da honraria recebida depois da eleição entre os próprios jogadores, Ramires conquistou mais uma taça: a do gol mais bonito. Anotado pelo meio-campista no histórico empate por 2 a 2 contra o Barcelona, em pleno Camp Nou e em resultado que garantiu o time na decisão da Liga dos Campeões.

Pela Seleção Brasileira o meio-campista disputou as Olimpíadas de Pequim, na China, em 2008, sendo medalhista de bronze. Em 2009 Ramires foi campeão da Copa das Confederações, na África do Sul e jogou as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, a Copa do Mundo e posteriormente a Copa América, em 2011, na Argentina. Sempre que está em férias Ramirez retorna à Joinville para passear, rever os amigos e familiares.

Foto: divulgação

Deixe um comentário