O presidente da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), vereador Odir Nunes recebeu, na tarde de hoje, os representantes dos clubes que possuem suas quadras esportivas nas imediações do aeroporto e que serão desapropriados por causa da ampliação do complexo aeroportuário. Sem possuir muitas informações que esclareçam a real situação que os envolve, os desportistas procuraram apoio no Poder Legislativo. Nunes convidou o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, empresário Raulino Schmitz, como representante da prefeitura, para dar encaminhamento ao acordado entre as partes.

O presidente do legislativo lembrou que, alguns clubes estão em áreas públicas, cedidas através de títulos de permissão de uso e que por ser a ampliação do aeroporto uma obra necessária, eles deverão sair. Mas argumentou que a maioria está ali instalado há mais de 10 anos e neste período realizaram benfeitorias que precisaram de investimentos conseguidos através de campanhas nas comunidades, “e isso não poder esquecido. É fato consumado que toda a área do entorno deverá ser disponibilizada para a Infraero, mas deverá ocorrer a relocação para outros lugares. Tem de haver a garantia da manutenção dos patrimônios esportivos de cada clube que, ao longo do tempo, tornaram-se os garantidores do lazer, esporte, entretenimento da população, suprindo uma lacuna social que deveria ser de responsabilidade do poder público, ou seja, da prefeitura, que não faz por não ter estrutura suficiente para isso”, alertou Odir Nunes.

Inclusive, de acordo com o parlamentar, os recursos financeiros oriundos da indenização que a Infraero fará à prefeitura deve ser repassada aos clubes para que possam investir em novos complexos esportivos. Para os representantes dos clubes a proposta apresentada pelo presidente é justa e necessária, “os clubes precisarão de outros imóveis para se instalarem e dinheiro para refazerem seus patrimônios esportivos”, disse Reinaldo de Aquino, presidente do Santos Dumont F.C.

O secretário Schmitz, sugeriu que o assunto seja discutido com o secretário do Patrimônio da prefeitura porque envolve disponibilização de áreas do patrimônio público e neste sentido comprometeu-se em agendar uma reunião com seu colega. Participaram do encontro Gilmar Pfleiger (E.C. Teco-Teco), Valdemar Eleotério (Operário E.C.), Nelson Cercal (Aviação F.C.), Paulo Rogério Rezende (Minerasil E.C.), Ascânio Pruner (Clube dos Arquitetos de Joinville) e Catarina Schulze (Recanto Jaboticabal).

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário