Com a presença dos secretários de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Valdir Cobalchini e de Desenvolvimento Regional (SEDR), Bráulio Barbosa e dos quatro deputados estaduais de Joinville, Darci de Matos, Kennedy Nunes, Nilson Gonçalves e Sandro Silva, a Comissão Especial de Transportes da Câmara de Vereadores Joinville (CVJ), reuniu-se na tarde de hoje. O principal assunto – inclusive, já tratado no último dia 3, em Florianópolis –, foi a pavimentação da Estrada Rio do Morro, que liga a Zona Sul de Joinville a BR-280 na localidade de Morro Grande em Araquari. Mas o secretário Cobalchini surpreendeu os presentes, não apenas confirmando a obra, mas garantindo que haverá recursos para, pelo menos, outras seis grandes reivindicações de Joinville e região (ver quadro abaixo).

O dinheiro já assegurado, no convênio entre o Governo Federal e BNDES, no valor de R$ 3 bilhões, destinado à Santa Catarina. O projeto de lei referente ao recurso entrará na pauta de votações da Assembléia Legislativa na próxima semana. Depois de sancionada pelo governador Raimundo Colombo será enviada para o BNDES que libera os recursos de acordo com o encaminhamento dos projetos, explicou o secretário.

Darci de Matos reforçou a necessidade de ser destinado para Joinville, pelo menos 10% dos R$ 3 bilhões e lembrou ainda que, foram inseridas emendas para envidar recursos para obras nas áreas de educação e segurança pública para Joinville e região.

O secretário Bráulio Barbosa confirmou que, ontem (quarta-feira) foi definido que, reformas e ampliações das escolas que apresentam problemas serão sanadas também com este dinheiro. Sandro Silva defendeu o mesmo cronograma das obras da rodovia SC-401, em Florianópolis e o acesso ao porto de Itapoá, “em velocidade rápida até a sua conclusão”, pediu o deputado. Girardi lembrou para que seja inserida nestas obras, a pavimentação de 800 metros da rua Almirante Jaceguay, no bairro Vila Nova, para atender reivindicações de empresas e da comunidade local.

Cobalchini não descartou a possibilidade e lembrou que algumas obras, com problemas fundiários resolvidos terão seus editais para licitação lançados até o final deste mês. Enquanto que, as que ainda possuem pendências fundiárias devam ser solucionadas, pela prefeitura, o mais breve possível. Uma vez que, na medida em que o BNDES receber os projetos das obras irá liberar os recursos de imediato. Participaram do encontro os vereadores Juarez Pereira (presidente da comissão), Adilson Mariano (relator), Zilnety Nunes, Tânia Eberhardt, Jucelio Girardi, e o vice-presidente da casa, Osmari Fritz.

OBRAS ASSESGURADAS POR COBALCHINI

Pavimentação da estrada Rio do Morro.

Pavimentação da estrada entre a Salina no Balneário Barra do Sul, passando pela Barra do Itapocu até a BR-101 (integra a Costa do Encanto, assim como a estrada da Praia do Ervino, obra em andamento.

Contorno sul de Garuva.

Revitalização do trecho da BR-280 entre Araquari até a rodovia SC-495, acesso ao Balneário Barra do Sul.

Duplicação da avenida Santos Dumont, em Joinville.

Duplicação da rua Dona Francisca, do bairro Santo Antônio ao Distrito Industrial, em Joinville.

Pavimentação da rua Almirante Jaceguay, no bairro Vila Nova.

 Foto de Nilson Bastian

Deixe um comentário