A Escola do Legislativo Joinvilense e a Fundação Municipal do Meio Ambiente promoveram hoje importante instrução para esclarecimento de dúvidas da população sobre o novo Código Florestal (Lei Federal 12.651/12). O professor doutor João de Deus Medeiros, da Universidade Federal de Santa Catarina, e o policial militar ambiental Thiago Corrente Medeiros, palestraram e responderam a questionamentos de alguns dos 175 cidadãos, a maioria acadêmicos ou profissionais da área, que participaram o evento terminado há poucos minutos.
O professor foi quem proveu a maior parte dos esclarecimentos. Ele adentrou a seara das áreas de preservação, das áreas urbanas de preservação, dos topos de morros e dos conflitos com a agricultura, das matas ciliares e proteção de nascentes, das restringas e mangues. Ao longo de boa parte do período em que a o projeto do novo código estava sendo discutido nas casas legislativas federais, João Medeiros desempenhava a função de diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, e acompanhou de perto o trâmite da proposta.
O policial ambiental, por sua vez, fez uma apresentação mais sucinta, abordando as semelhanças e diferenças entre o código nacional e o estadual, e como a corporação atua diante das situações de irregularidades.
Entre os cidadãos que se manifestaram e buscaram mais informações a respeito, houve questionamentos sobre as nascentes do Rio Cachoeira, na região do Parque Douat, porção noroeste do bairro Costa e Silva, sobre as ocupações irregulares dos manguezais da zona leste da cidade e sobre a recuperação de mata ciliar na área rural de Pirabeiraba e da Vila Nova.
Clique aqui para baixar as duas apresentações (formato “.ppt”) e obter mais detalhes.