A Comissão Especial das Águas se reuniu para realizar o último debate na manhã desta quinta-feira (16), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Joinville. Como o prazo de uma comissão especial é de 30 dias úteis prorrogáveis por mais 30, a próxima reunião, no início de agosto, será apenas para apresentar o relatório final. Na manhã desta quinta-feira participaram do debate o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Bruno Henrique Beilfuss; e o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do rio Cubatão e Cachoeira, Adriano Stimaniglio.
No encontro foi discutida a necessidade da implantação da Agência de Bacia do Rio Cubatão e Cachoeira e também a implementação da outorga de uso da água no âmbito da Bacia do Cubatão Norte. Para Bruno, criar uma Agência de Bacias é a melhor opção no que se refere à gestão de recursos hídricos. “A Agência de Bacias faria a gestão local, as ações do Plano (municipal, estadual e nacional) de Recursos Hídricos, as melhorias da bacia, a recuperação dos mananciais”, resume Bruno.
Ele ainda explica que a Agência teria a função de “que no futuro a indústria, agricultura, cidade, mineração, tenham acesso garantido à água. Já Adriano destaca que a Agência de Bacias é o órgão executor dos planos de gerenciamento. Só com a agência será possível executar o que é discutido nos comitês.
Para o presidente da Comissão Especial das Águas, vereador James Schroeder (PDT), o objetivo do grupo foi alcançado. “Reunimos em torno das discussões e reuniões quem tem informações seguras sobre esse recurso e qual o risco que corremos de sofrer com a falta de água. A comissão cumpriu com seus objetivos”, avalia Schroeder.
Segundo o vereador, Joinville ainda está em situação confortável, mas é preciso fazer a gestão dos recursos hídricos existentes. “Ainda temos assegurado o volume de água. O problema é que ele não muda ao longo do tempo para mais água, mas a demanda, a população, vai crescer, a indústria vai continuar demandando mais água. Por isso precisamos de medidas que nos garantam este recurso hídrico natural”, concluiu Schroeder.
A Comissão Especial das Águas foi aberta no final de abril, sendo formada pelos vereadores João Carlos Gonçalves (PMDB), Maycon Cesar (PPS), Manoel Bento (PT), Fábio Dalonso (PSDB) e Schroeder. No entanto, no início desta semana, Maycon Cesar pediu para sair do grupo, dando espaço ao vereador Rodrigo Thomazi (PP). A próxima reunião, com leitura do relatório, será na primeira semana de agosto.