A Comissão de Economia voltou a discutir hoje o potencial turístico de Joinville. Desta vez, o foco do encontro estava nas ações e no planejamento de médio e longo prazos da Secretaria de Cultura e Turismo.

Por mais de duas horas, os vereadores da comissão ouviram o gerente de turismo da secretaria, Douglas Hoffmann, apresentar os projetos da pasta para atrair mais visitantes para a cidade. O trabalho na gerência, informou Hoffmann, está voltado a três segmentos da área do turismo: negócios, lazer e esportes.

Na área de negócios, o objetivo principal é atrair mais feiras e convenções, fomentando um calendário anual para as empresas organizadoras. Quando se trata lazer, as áreas rurais e as atrações culturais são os carros-chefes. Já para esportes, o desafio é fomentar um calendário de competições profissionais e amadoras.

Hoffmann destacou também que muito do trabalho na área de cultura e turismo tem de ser realizado em conjunto com a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, por ser a pasta que, basicamente, lida com os projetos, seja os diretamente ligados à infraestrutura, sejam os de cunho legal, que vão permitir agilizar processos administrativos no âmbito da Prefeitura.

Uma série de revitalizações está mapeada. Muitas delas dependendo apenas da liberação de recursos estaduais ou federais. A praça do Mercado Público, o Parque do Rio Piraí, a Estação Ferroviária e o Museu da Bicicleta, o Parque das Águas e os pórticos das áreas rurais são alguns dos exemplos.

Entre as legislações que visam a facilitar o desenvolvimento do turismo na cidade, Hoffman citou a redução do ISS para empresas organizadoras de eventos, os projetos de leis de transportes turístico e executivo em Joinville e também de criação de um fundo municipal de turismo, que asseguraria repasses federais e estaduais para o setor.

Clique aqui e veja a apresentação completa da secretaria com os planos e ações previstos para a cultura e o turismo de Joinville.

Texto: Jornalismo CVJ, por Felipe Faria. Foto: Sabrina Seibel

Deixe um comentário