Projeto de Lei nº 1/2013, do vereador James Schroeder, que passa a integrar a Lei Orgânica do Municipio, e que obriga aos candidatos a prefeito de Joinville a registrarem em cartório seus planos de meta durante a campanha eleitoral, foi discutido ontem na Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores de Joinville. Pelo projeto, caso eleito, o prefeito será obrigado a cada seis meses a vir a público para, de forma transparente, explicar à população o andamento do plano de metas e as etapas concluídas. “Isso evitaria promessas não cumpridas pelos candidatos que no afã de buscarem a eleição, prometendo mundos e fundos e depois não os cumprindo”, enfatizou Schroeder.
Ao explicar o projeto aos vereadores da Comissão de Finanças, o proponente disse que a divulgação do andamento do plano de metas poderá ser de vários modos, pela imprensa, internet, portais, dando transparência à gestão pública e a penalidade pelo não cumprimento da lei poderá até resultar na cassação do mandato.
O vereador Maycon César, relator do projeto, já deu parecer favorável. Vereador Bento, que pediu vistas do projeto, disse ser favorável à aprovação, lembrando que essa lei virá disciplinar e qualificar a campanha eleitoral, evitando promessas eleitoreiras.
Participaram da reunião os vereadores Patricio Destro, presidente da comissão, Manoel Bento, Fábio Dalonso, Mauricinho , Maycon César e James Schroeder.
A lei, depois de aprovada, valerá para o próximo prefeito de Joinville.