A alteração na Lei de Ordenamento Territorial solicitada à CVJ na Comissão de Urbanismo durante esta semana motivou a visita de vereadores à Fundação Pró-Rim. A Fundação quer construir uma torre de 18 pisos para formar o complexo do Hospital Vida. Porém, o projeto encontra impedimento na LOT.
O projeto de ampliação da estrutura física da Pró-Rim foi criado antes da aprovação da LOT. Sancionada em janeiro de 2017, a LOT limita construções no local onde está a Pró-Rim a dez andares.
Atualmente, o Hospital da Pró-Rim está em um quarteirão do bairro Iririú, ocupando com construções uma área de 2 mil m² próxima ao Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. O terreno em que a instituição está situada já foi doado pelo município com concordância da CVJ em junho de 1993.
Na visita, realizada na manhã desta sexta-feira (8), os vereadores Adilson Girardi (SD) e Jaime Evaristo (PSC) conheceram os setores de atendimento da Pró-Rim e a maquete do do possível futuro hospital.
Presidente da Comissão de Urbanismo, Jaime Evaristo (PSC) assegurou que a comissão estudará o caso para encontrar uma alternativa. “Não podemos deixar que haja esse impedimento. Não vamos medir esforços para resolver esse problema”, afirmou.
A primeira alteração feita na LOT veio por meio da criação de um setor especial. A proposta criava o setor especial de Segurança Pública nos terrenos onde estão o Presídio Regional de Joinville e a Penitenciária Industrial de Joinville. Proposto pela Comissão de Urbanismo, o projeto foi aprovado em abril deste ano e já é lei.
Texto: Jornalismo CVJ, por Jeferson Luis dos Santos com informações de Sidney Azevedo / Foto: Sabrina Seibel