Aconteceu na terça-feira (dia 29) a primeira de oito reuniões públicas organizadas pela Comissão Especial de Segurança da Câmara de Vereadores de Joinville para diagnosticar a segurança na maior cidade de Santa Catarina. O encontro ocorreu na sede da Subprefeitura Sul, no bairro Boehmerwald.
Cerca de 50 pessoas participaram da reunião que contou com a participação de representantes das Polícias Militar e Civil, da Prefeitura (Secretaria Municipal de Proteção Civil e Segurança, ITTRAN e Defesa Civil). Do Legislativo joinvilense, estavam presentes os vereadores Claudio Aragão (presidente da Comissão), Pastora Léia e Levi Rioschi.
Entre os assuntos questionados pela comunidade estavam a Guarda Municipal, Conselhos de Segurança (Consegs), instalação de câmeras de monitoramento, segurança dentro e no entorno das escolas, investimentos em novos equipamentos para as instituições policiais e número de ocorrências registradas.
No final da reunião, as lideranças comunitárias entregaram uma lista de reivindicações da região Sul da cidade.
O presidente da Comissão, Claudio Aragão, destacou a participação da comunidade no evento e garantiu que estas solicitações entregues vão auxiliar as instituições policiais. “Vamos dar encaminhamentos a estes pedidos que são importantes e também farão parte do relatório final da Comissão”, ressalta Aragão.
Agenda de reuniões
O ciclo de reuniões públicas para debater a questão da segurança em Joinville continua.
Nesta quarta-feira (dia 30), às 19h30min, é a vez da comunidade entorno da Subprefeitura Sudoeste recepcionar o grupo para debater o tema. A reunião acontecerá na Igreja Imaculada Conceição, localizada na rua Fraternidade, no bairro Nova Brasília.
Já na sexta-feira (dia 1º de novembro), o encontro ocorre na Escola Municipal Valentim João da Rocha, reunindo a comunidade atendida pela Subprefeitura do bairro Vila Nova. O encontro também inicia às 19h30min.
Para a semana que vem, novas reuniões acontecerão nas demais Subprefeituras para debater a segurança.
As reuniões são abertas a toda população joinvilense.