A integração do transporte público entre Joinville e Araquari e a pavimentação da rodovia Rio do Morro voltou a ser debatida no Legislativo. Na manhã desta segunda-feira (14), na sala das comissões, a Comissão Especial se reuniu pela primeira vez. Criada na semana passada na CVJ, a Comissão tem por objetivo aprofundar o debate sobre os temas e contribuir no processo para a resolução dos problemas.
A Comissão Especial, requerida pelo vereador Osmari Fritz, recebeu Ralf Benkendorf, diretor de transportes do Departamento de Transportes e Terminais (Deter). O vereador Osmari Fritz, que reside na divisa dos municípios, falou com propriedade sobre a necessidade urgente da integração. “É um problema histórico que traz sofrimento aos moradores da região”, destaca Osmari. Para o Deter, a integração dos transportes não acarreta em perda de receita para o Estado. “Não temos nenhuma objeção quanto à proposta e nos colocamos à disposição para o que for necessário”, afirmou Ralf. Segundo Benkendorf, já existe integração em municípios de Santa Catarina, e citou a cidade de Blumenau como exemplo.
O vereador Adilson Mariano reforçou que a falta de integração é um problema que vem se arrastando nos últimos anos. O parlamentar lamentou a ausência da Prefeitura. A vereadora Zilnete Nunes também cobrou maior participação do Executivo. “Eles estão a duas quadras daqui”, disparou Zilnete. Por telefone, a Seinfra, que fora convidada na sexta-feira (12), alegou tomar conhecimento da reunião no início da manhã de hoje. Segundo a Secretaria, o secretário Ariel Pizzolatti está em viagem e seu representante compareceu após o término dos trabalhos da Comissão.
O vereador Juarez Pereira, que preside a Comissão, irá organizar uma Agenda Positiva para prosseguir com os trabalhos. Os vereadores pretendem novas reuniões com a participação das Prefeituras de Joinville e Araquari, Ministério Público, Empresas do Transporte Coletivo e Deinfra. A comissão realizará visitas aos municípios com transporte público integrado para conhecer os problemas e soluções para desenvolver o sistema em Joinville. O primeiro compromisso agendado será na quarta-feira (16) com a participação da Comissão Especial de Araquari, que trata do mesmo tema. As comissões se reúnem a partir das 16h30 na Câmara de Vereadores de Joinville.