Os vereadores que integram as comissões técnicas eleitas para deliberação dos projetos oriundos do Poder Executivo iniciaram a partir das 14 horas desta terça-feira as discussões sobre as matérias de caráter extraordinário. Em sessão única presidida pelo vereador Mauricio Peixer, presidente da Comissão de Legislação e Justiça, que fez vários questionamentos aos secretários municipais presentes, foi uma reunião marcada por vários depoimentos.

O Secretário Bráulio Barbosa, Chefe de Gabinete, abordou questões relativas a Secretaria do Bem Estar Social, ao ser cobrado por Mauricio Peixer.  Vereador Adilson Mariano foi categórico ao se posicionar contra a rolagem da dívida do Ipreville e também contra a criação da Guarda Municipal, questionando se ela será armada ou não.

Ulrich Bealthater, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais também posicionou-se contrário a rolagem da dívida do Ipreville, mas favorável à extinção dos cargos de supervisores. Para Ulrich, ” é sempre feito chantagem com o Ipreville, sob a alegação de que se a dívida não for rolada a prefeitura não receberá recursos, haverá dificuldade de pagar os servidores, enfim, um efeito cascata que já vem rolando há várias administrações”, alegou o presidente do Sindicato dos Servidores.

Márcia Alacon, presidente do Ipreville, lembrou que é servidora de carreira e que há 18 anos atrás foi uma das fundadoras do instituto, aproveitou para discorrer sobre a situação da instituição, lembrando que o governo atual é novo e que não causou a dívida. Para Márcia Alacon, é necessária a rolagem da dívida pelos vereadores, tornando possivel a liberação de um documento chamado de Certificado de Regularidade Previdenciária, a CRP, que permitirá à Prefeitura de Joinville receber repasses do Governo Federal.

Vereador Lioilson Corrêa, questionou se os secretários municipais estariam presentes na reunião marcada para amanhã, dando continuidade aos trabalhos, já que gostaria de fazer algumas perguntas. Bráulio Barbosa confirmou presença e a dos demais secretários. Romualdo França, da Seinfra, o Secretários mais atingido com as mudanças, por causa da extinção dos cargos de supervisores, serão 166, presente também a reunião.

Nova reunião conjunta com os integrantes das comissões técnicas,  ficou marcada para esta quarta-feira às 15 horas.

Deixe um comentário