A Câmara de Vereadores de Joinville foi palco da abertura da 3ª Conferência Municipal de Educação. Cerca de 300 professores, diretores e representantes das instituições de ensino estiveram presentes discutindo o futuro da educação no país. Esta uma preparação para as conferências intermunicipal, estadual e nacional, a CONAE 2014.
Participaram da abertura do evento o prefeito Udo Döhler; o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, João Carlos Gonçalves; os vereadores Claudio Aragão, Maycon Cesar, Pastora Léia, Rodrigo Fachini e Rodrigo Thomazi; a gerente regional de Educação, Dalila Leal; o secretário Municipal de Educação, Roque Mattei; o diretor do Ministério da Educação, Geraldo Grossi; o diretor do Cedup de Joinville, Oscar Maia, além de lideranças comunitárias.
O objetivo das Conferências é reconstruir o documento base preparado pelo Ministério da Educação (MEC). A partir de sete eixos, o texto propõe os caminhos para a educação brasileira, baseado na busca de articulação entre as esferas municipal, estadual e federal. Para chegarem ao texto final, a ser definido em Brasília, em fevereiro de 2014, as novas emendas deverão ser aprovadas por pelo menos cinco Estados.
“Sem dúvida, a educação é extremamente importante para a formação do caráter do indivíduo. Desejamos sucesso aos participantes nas discussões sobre a educação e contem conosco na Câmara de Vereadores”, ressalta o presidente do Legislativo joinvilense, João Carlos Gonçalves.
O prefeito Udo Döhler comentou que sua equipe está empenhada e se dedicando muito à causa da educação. “Estamos prevendo a recuperação de pelo menos 60 unidades de ensino do município para oportunizar mais segurança e um local mais agradável para nossos alunos estudarem”, comenta Udo.
Na opinião do secretário Roque Mattei, a conferência é um momento importante para que as pessoas ligadas à educação possam construir um modelo conjuntamente e de forma democrática. “O que for construído aqui é importante para toda a população de Joinville”, frisa o secretário.
Em junho, está marcada a Conferência Regional de Educação; em setembro, a Estadual; e em fevereiro de 2014 teremos a Conferência Nacional, em Brasília.