Os vereadores realizaram hoje a primeira Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar os problemas na área da saúde em Joinville. Segundo o requerimento 209/2015, o objetivo é “averiguar a ausência de remédios nos postos e as causas da continuidade das filas de exames médicos e procedimentos cirúrgicos na rede municipal de saúde pública”.

Na reunião, os parlamentares entenderam que a necessidade, neste momento, é averiguar a extensão das três filas, cirúrgicas, de exames e de consulta, do Hospital Municipal São José. Entretanto, durante a CPI, a comissão pretende realizar reuniões com a Secretaria da Saúde e o diretor do Hospital Municipal São José para analisar a falta de médicos e equipamentos e, também, fazer uma visita ao hospital para verificar quais são os demais problemas que estão afetando a área da saúde.

A criação de uma CPI foi sugerida pelos próprios vereadores, depois de a votação para abertura de uma Comissão Processante, ocorrida na sessão de segunda-feira, dia 3, a pedido do Ministério Público de SC, não ter alcançado a quantidade necessária de 13 votos (faltaram dois). Quatro ofícios foram encaminhados pelo MP/SC à CVJ, nos quais pediam a investigação do prefeito Udo Döhler pelo descumprimento de decisões judiciais na área de saúde. Segundo o MP/SC, houve prática de infração político-administrativa por parte da Prefeitura de Joinville.

A próxima reunião será realizada no dia 17 de agosto, às 9h, com convidados da área da saúde para discutir sobre os motivos da extensão das filas cirúrgicas.

Foto de Nilson Bastian

 

 

 

Deixe um comentário