O vereador Maurício Peixer é o presidente da CPI do Esgoto. O vereador James Schroeder será o relator, enquanto Patricio Destro ficará com a secretaria dos trabalhos. Completam o grupo responsável por investigar as obras de saneamento no município os vereadores Manoel Bento e Rodrigo Fachini.
A CPI deverá se debruçar sobre os valores dos contratos, os recursos alocados pela Caixa Econômica Federal e os seus fins especificos, a relação de ruas onde foi feito o recapeamento, os muros, calçadas e casas com estrutura abalada pelos serviços das empreiteiras.
O vereador Patricio Destro fez questão de ressaltar que não era a CPI dos Buracos, mas, sim, a CPI do Esgoto, com maior profundidade em suas investigações.
Para o presidente da CPI, vereador Mauricio Peixer, “a comissão não vai virar uma caça às bruxas, mas também não virará pizza, pois as queixas são muitas e os danos visiiveis em todo o municipio, daí a necessidade de uma profunda investigação”. Peixer tem uma relação de sete ruas recapeadas sem qualquer critério, e deseja saber o motivo, e se os recursos eram para esse tipo de obra ou se houve algum desvio de finalidade.
Espinheiros
Para a próxima reunião da CPI, foram solicitadas à Cia. Águas de Joinville todas as cópias dos contratos com as empreiteiras que atuaram e atuam na rede de esgotos, o processo licitatório, o contrato da Caixa Econômica Federal, e a área de abrangência de cada empreiteira.
Por sugestão do vereador Bento, a CPI começa com inspeção no Bairro Espinheiros, no dia 19 de julho, às 9h. Lá, existe grande indignação por parte dos moradores, insatisfeitos com o vazamento constante de uma estação de tratamento do esgoto sanitário, que exala forte fedentina, causando os mais diversos transtornos aos moradores.
A próxima reunião da CPI está marcada para o dia 18 de julho, às 15h30, no plenarinho da Câmara.