Depois de ouvir a secretária Municipal de Saúde, Francieli Cristini Schulz, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde vai interrogar na próxima segunda-feira (24) o diretor do Hospital Municipal São José, Paulo Manoel de Souza, e o gerente de Planejamento, Controle, Avaliação e Auditoria da SMS, Jean Rodrigues da Silva. Serão discutidas o motivo das filas de cirurgias no São José.
Inicialmente, Silva e Souza deveriam ter sido ouvidos na reunião do dia 17 de agosto. Como os questionamentos à Francieli levaram mais tempo do que o esperado, nova data teve de ser marcada para dar ouvi-los. Esta será a terceira reunião da Comissão. A CPI foi formada no dia 5 de agosto para “averiguar a ausência de remédios nos postos e as causas da continuidade das filas de exames médicos e procedimentos cirúrgicos na rede municipal de saúde pública”, conforme requerimento 2009/2015.
A criação de uma CPI foi sugerida pelos próprios vereadores, depois de a votação para abertura de uma Comissão Processante, ocorrida na sessão do dia 3 de agosto, a pedido do Ministério Público de SC, não ter alcançado a quantidade necessária de 13 votos (faltaram dois). Quatro ofícios foram encaminhados pelo MP, nos quais pediam a investigação do prefeito Udo Döhler pelo descumprimento de decisões judiciais na área de saúde. Segundo o MP, houve prática de infração político-administrativa por parte da Prefeitura de Joinville.
Investigação para edital
Na noite de ontem (19), a Câmara de Vereadores de Joinville abriu uma CPI para investigar o edital de Pregão Eletrônico 67/2014, que tinha por objetivo a contratação de uma empresa para análise e emissão de laudo que determinaria as áreas insalubres ou que ofereçam algum grau de periculosidade para os servidores do Hospital Municipal São José.
Segundo requerimento 219/2015, assinado por sete vereadores, o edital teria gerado dúvidas. Com isso, alguns parlamentares pediram a abertura de uma CPI, principalmente em virtude da greve, já encerrada, dos servidores do São José. No entanto, faltam três bancadas determinarem os nomes dos integrantes da CPI. O PSDB indicou Fábio Dalonso e o PPS sugeriu o nome de Maycon Cesar para compor o grupo. Os outros três nomes serão apresentados na sessão ordinária do dia 25 de agosto.