A Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), vai efetivamente participar da construção e instalações da nova unidade do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), no bairro Aventureiro, garantiu na manhã de hoje, o presidente da casa, vereador Odir Nunes. O anúncio aconteceu durante encontro com diretor do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), Moacir Thomazy e o comandante da corporação, Heitor Ribeiro Filho e Marcos Luiz Krelling.
De acordo com o projeto a unidade está sendo relocada do pátio da Secretaria Regional para um novo prédio a ser construído junto ao futuro Complexo Esportivo do Aventureiro e terá o custo aproximado de R$ 450 mil. Conforme Thomazy, parte dos recursos já estão garantidos, no entanto, ainda falta e para isso “estamos contanto com apoio do presidente Odir em repassar recursos das sobras das economias do legislativo”.
Odir garantiu que a centenária corporação terá assegurada uma parte dos valores necessários para a obra.
Ele também destacou a importância do Aventureiro, que é o maior bairro de Joinville, ocupando uma área de 9,29 quilômetros quadrados, é cortado por 182 ruas, possui 34,910 mil habitantes. No potencial econômico consta nada menos que 425 estabelecimentos comerciais, 135 indústrias e 321 prestadores de serviços, de acordo com o Cadastro Técnico da Prefeitura (2008 e Censo IBGE 2010). Caso não houvesse a movimentação da direção da corporação a alternativa, então, teria sido a anexação da unidade do Aventureiro à unidade do bairro Iririú, o que dificultaria o pronto atendimento aos bairros do entorno do Aventureiro.
“Uma característica muito importante desta unidade é que todo o quadro funcional que ali atua é 100% de voluntários”, destacou Thomazy. Os bombeiros daquela unidade fazem a cobertura em seis bairros (Aventureiro, Vila Cubatão, Vigorelli, Jardim Sofia e Kely, e Jardim Paraíso) com cerca de 60 mil habitantes.