A intenção da prefeitura de Joinville em adquirir um novo prédio para a Secretaria de Educação não recebeu repercussão positiva entre os vereadores da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) e na sessão ordinária de hoje. Pelo menos, em curto prazo, e em se tratando do prédio situado nas imediações da rua das Palmeiras, no centro da cidade, a sugestão não deverá receber a aprovação. Ocorre que, atualmente a instituição ocupa um prédio inadequado, antigo, sem acessibilidade e sem vagas de estacionamento. Porém, no quesito estacionamento o prédio previsto conta com um espaço limitado para os veículos: 20 vagas, apenas.

Para a compra do prédio a previsão é de um gasto de R$ 4,5 milhões. Segundo a secretária de educação, Vanessa da Rosa, a verba está prevista no orçamento e não irá prejudicar o andamento da construção de Centros de Educação Infantil (CEI’s), por exemplo. Para a secretária, a falta de uma estrutura adequada tem travados projetos de capacitação. “Toda vez que é preciso realizar uma reunião com os 389 diretores e auxiliares é preciso recorrer a outras instituições para conseguir uma sala adequada”, avalia a secretária.

A presidente da Comissão de Legislação e Justiça, vereadora Tânia Eberhartdt indagou sobre qual será a destinação do prédio atual. A secretária explicou que a idéia e transformar a estrutura em uma escola destinada à alfabetização de jovens e adultos. Porém, Tânia que a aplicação dos recursos anunciados deverá ser com muito critério.

Para o vereador Patrício Destro, a secretária precisa deixar claro que a compra do prédio não acarretará em risco para a construção de novos CEI´s. “Sabemos que diretores e professores merecem um local adequado para trabalhar, assim, como o acesso à secretaria pelos pais seja fácil”, argumentou Destro.

O vereador Maurício Peixer pediu que para que mais informações sejam anexadas ao pedido. “Na comissão de mérito – Finanças – precisaremos de mais dados para aprovar o projeto”, alertou Peixer.

O vice-presidente da casa, Osmari Fritz sugeriu que a secretaria seja instalada no prédio da antiga prefeitura, na esquina das ruas Max Colin com Doutor João Colin, que precisa apenas de reformas que não custarão o valor do outro local anunciado pela secretária.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário