Depois do encontro dos vereadores da Comissão de Educação da Câmara de Joinville (CVJ), liderados pelo presidente da casa, vereador Odir Nunes e o deputado estadual Darci de Matos, com o titular da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Eduardo Dechamps, ocorrido hoje, em Florianópolis, os parlamentares voltam a discutir o caos na rede estadual de ensino em Joinville em reunião extraordinária da comissão na tarde desta quinta-feira, dia 13. O objetivo dos vereadores, coordenados pela presidente da comissão, vereadora Dalila Rosa Leal, é analisar a situação de cada escola, elencando as prioridades, as reformas menos complexas e que podem ser solucionadas em curto prazo e que não necessitem de grandes somas de recursos financeiros, além dos imóveis (terrenos) disponibilizados pela prefeitura para a construção de novas unidades de ensino.
É que, segundo a vereadora Dalila Rosa Leal, presidente da Comissão de Educação, um dossiê relatando minimamente todos os problemas que estão ocorrendo em Joinville foi entregue a Dechamps que além de mostrar preocupação, garantiu que não medirá esforços para amenizar a situação.
A informação positiva é que, ontem (terça-feira) os deputados aprovaram na Assembléia Legislativa, a utilização de recursos do BNDES para a construção de novas escolas e reformas de outras, que serão destinados para Joinville, “nos garantiu o secretário”, relatou Dalila Leal.
Inclusive, Dechamps vai se reunir com a gerente de educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville, Clarice Portela para que sejam manutidos os cursos de extensões que funcionam em quatro unidades escolares do município e solicitar para que seja realizado um levantamento rápido sobre as prioridades das escolas a serem reformadas. “As obras de pouco custo serão as primeiras”, disse a vereadora.
Sobre a Escola Monsenhor Scarzello, no bairro Itaum, já está definido que a unidade será reconstruída e não mais reformada. Mas para isso, disse o secretário, será importante uma ação conjunta com a prefeitura, e tão logo o novo prefeito assuma o cargo será uma das prioridades da SEE a ser discutida.
Por outro lado, os vereadores Odir Nunes, Dalila Leal, Zilnete Nunes, Adilson Mariano, João Rinaldi, Maurício Peixer, Alodir de Cristo, Patrício Destro e Roberto Bisoni receberam a confirmação de que, pelo menos, três novas escolas serão construídas em Joinville, já a partir de 2013.
O presidente da CVJ, Odir Nunes explicou ao secretário que, a situação está complicada, pois se as nove escolas que a Vigilância Sanitária pretende interditar forem fechadas, somadas com as duas já interditadas, isso irá prejudicar o início do ano letivo de 2013 e milhares de crianças e suas famílias serão diretamente atingidas. O parlamentar entregou um kit com as matérias publicadas pelos jornais do município durante este ano sobre o caos nas escolas da cidade.