Está tudo pronto para o encontro, do próximo dia 2, na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), entre autoridades administrativas e políticas de Joinville, Araquari e do Governo do Estado com o objetivo é definir o transporte coletivo urbano intermunicipal integrado entre os dois municípios. A pauta de convidados e os assuntos a serem debatidos foi acertada na reunião de hoje, na Comissão Especial de Transporte da Câmara de Vereadores de Joinville. Serão convidados os prefeitos e vereadores de Joinville e Araquari, o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Joinville, Bráulio Barbosa, os deputados estaduais Darci de Matos, Kennedy Nunes, Nilson Gonçalves, Sandro Silva e Carlos Chiodioni. Além de representantes das empresas de ônibus, do Deter, Deinfra e Seinfra.
O vereador Jucelio Girardi defendeu a presença do deputado Chiodini, da região de Jaraguá do Sul, porque “já acumulam muitos problemas ligados a SC-413, conhecida por Rodovia do Arroz, que liga Joinville a Guaramirim, e utilizada diariamente por joinvilenses que trabalham naquelas cidades e Chiodini poderá tornar-se o interlocutor para buscar soluções”, frisou.
O detalhe importante, da reunião de hoje, é que técnicos do legislativo encontraram na Lei nº 12.587 de 03 de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, embasamento legal para a integração de forma simples e precisa: a criação de um consórcio para administrá-la e a anuência dos municípios através da assinatura de um convênio de cooperação para o início da integração da linha de ônibus intermunicipal entre as localidades de Itinga (Joinville) e Porto Grande (Araquari).
Para o vereador Osmari Fritz, autor do projeto para a integração não há mais motivo para protelar e defendeu que, “o mais importante é que os dois municípios querem a solução para o problema e a resposta está mais fácil do que parece”, argumentou.
O relator do projeto, vereador Adilson Mariano, explicou que, no dia 2, a partir das 14 horas, será feita uma exposição dos motivos do porque da criação da comissão e inicia-se o debate que deverá resultar no encaminhamento para a definitiva solução deste problema que se arrasta há mais de 20 anos causando constrangimentos a mais de 5 mil moradores daquela região pela falta de transportes.
O vereador araquariense Altair Aparecido Tobias, “o prefeito João Pedro Woitexem está a disposição e receptivo para empreender o que for necessário para uma solução o quanto antes e espera encontrar do prefeito de Joinville a mesma receptividade”, sentenciou.
Outro assunto de grande interesse de Joinville e Araquari é a pavimentação asfáltica da Estrada do Rio do Morro, que liga o bairro Paranaguamirim a rodovia BR-280, na localidade Porto Grande, naquele município. O vereador Jucelio Girardi informou que já terça-feira, dia 3, às 15 horas, os integrantes da comissão têm reunião marcada com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, em Florianópolis, para tratar sobre o assunto, que já teve até data marcada para iniciar a obra, que nunca aconteceu. Para esse encontro também serão convidados os deputados da região Nordeste, além de representantes das cidades interessadas.