Lideradas pela presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina – Coren, Felipa Amadigi, um grupo de profissionais da categoria foram recepcionadas pelo presidente da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), vereador Odir Nunes, na tarde de ontem. Elas solicitaram o apoio do legislativo joinvilense, através de Nunes, para a luta pela aprovação da regulamentação de 30 horas semanais para toda a categoria no país.

“O Projeto de Lei nº 2.295/2000 aguarda para entrar na pauta de votação em plenário na Câmara Federal (CF) e todas as manifestações favoráveis de importantes para a sua aprovação”, manifestou Felipa Amadigi. Elas revelaram que em Joinville são três mil enfermeiros, técnicos e auxiliares que integram a categoria, no Estado de Santa Catarina são 45 mil e no Brasil eles somam 1,8 milhão. Vale lembrar que, os profissionais de enfermagem representam 60% dos trabalhadores de saúde em todo o país. 

O parlamentar garantiu que remeterá uma moção, assinada pelo 19 vereadores de Joinville, para o presidente da CF, deputado Marco Maia sugerindo o seu empenho pela aprovação do projeto, e outra para ao prefeito Carlito Merss sugerindo a implantação da carga horária aos profissionais de enfermagem joinvilenses. “Justifica-se o município aprovar e implantar projetos locais por que em Balneário Camboriú o prefeito acatou e a categoria já goza o benefício”, relataram as enfermeiras.

Exposição: As profissionais de saúde para convidar os parlamentares para visitar a exposição fotográfica “Enfermagem: De Cuidado a Gente Entende”, que é uma mostra itinerante que inicia nesta terça-feira, dia 15, na Galeria de Artes Matilde Amim Ghanen, no hall de entrada da Câmara de Vereadores de Joinville, até o dia 26 de outubro, das 13 às 19 horas (entrada grátis).

Na oportunidade Nunes aproveitou para entregar à secretária de Saúde de Joinville, Antônia Grigol e à presidente do Coren um exemplar do livro que resgata os 160 anos de história da Câmara joinvilense: Da Comuna Aos Tempos Atuais. A História do Legislativo de Joinville.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário