Na manhã da última quinta feira, dia 21, na Casa dos Conselhos (na avenida Procópio Gomes) estiveram reunidos representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria do Bem-Estar Social, Lar Abdon Batista, Abrigos Ecos de Esperança e Casa Lar Emanuel, e o representante do Ministério Público Estadual, o promotor Sérgio Joesting, da Vara da Infância e da Juventude e o vereador James Schroeder (secretário da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ).
O assunto é a necessária mudança no Edital que regulamenta o repasse de recursos para as entidades que oferecem o abrigamento de menores (recém nascidos) até 18 anos, em situação de risco. Pequenas flutuações no número de atendimentos causa uma situação embaraçosa: quando se fecha o mês com um número menor do estipulado, as entidades tem descontado parte do repasse, mas quando extrapola esses atendimentos não recebem além daquilo que foi estipulado.
Após a exposição das situações de cada entidade ficou deliberado que elas irão elaborar uma minuta das mudanças necessárias e posteriormente haverá uma reunião para a redação definitiva da proposta. Essa última reunião deverá acontecer na Câmara de Vereadores para que o texto seja colocado de forma jurídica legal. Após a conclusão do trâmite nos setores do Executivo Municipal, o vereador James Schroeder levará para a aprovação dos demais vereadores no legislativo joinvilense.