O Projeto de Lei 300/2015, que estabelece a Lei Orçamentária Anual (LOA) de Joinville para 2016 foi aprovado nesta sexta-feira (20), na Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores. A proposta foi aprovada sem emendas, conforme sugestão do relator Fábio Dalonso (PSDB). Foram apresentadas 54 emendas, mas como havia erros em algumas e outras alterariam muito os valores destinados, a sugestão foi pela rejeição de todas.
Os vereadores João Carlos Gonçalves (PMDB) e o presidente da Comissão, Jaime Evaristo (PSC), votaram também pela rejeição das emendas e aprovação do projeto. Já o vereador Maycon Cesar (PSDB) se absteve das votações. Antes de aprovar o projeto nesta sexta-feira, a votação chegou a ser adiada duas vezes depois do pedido de vistas dos vereadores Maycon Cesar (PSDB) na quarta-feira, e de Adilson Mariano (PSOL) na quinta-feira. Ontem Mariano não estava na reunião.
Agora a LOA segue para a Comissão de Legislação e Justiça, onde deve ser apreciada na próxima semana. Em seguida vai para votação em plenário. O texto, elaborado a partir das leis já aprovadas e sancionadas da revisão do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevê um montante de verbas equivalente a R$ 2,698 bilhões. O valor é 19,8% superior ao do passado, que totalizava R$ 2,252 bilhões.
Texto: Josi Tromm Geisler / Foto: Sabrina Seibel