Após a reunião na Secretaria de Transportes de Florianópolis os vereadores de Joinville e Araquari, integrantes da Comissão Especial de Transportes, que discutem a implantação da integração do transporte coletivo para transportar os moradores do trecho, compreendido entre o bairro Itinga (Joinville) e a localidade de Porto Grande (Araquari), não descartam a possibilidade da realização de um fórum para discutir a integração do transporte coletivo urbano intermunicipal das cidades pólos da várias regiões de Santa Catarina.

O encontro ocorrido na última terça-feira, dia 22, com o secretário e vice-prefeito João Batista Nunes e técnicos do setor, mostrou que para o funcionamento do sistema é fundamental a implantação das regiões metropolitanas e participação de vários setores que possuem relação direta com o serviço: os municípios, o Departamento de Transportes e Terminais Rodoviários de Santa Catarina (Deter), e o Departamento de Estado de Infraestrutura (Deinfra).

“As cidades não podem mais pensar seus planos de mobilidade urbana sem pensar nos municípios da região”, argumentou Batista Nunes.

Para o vereador Osmari Fritz, proponente do projeto, o ideal é que instale um fórum permanente para uma ampla discussão sobre o tema com atenção especial para o transporte coletivo urbano, ou seja, transporte de massa.

Os vereadores Juarez Pereira (presidente da comissão), Adilson Mariano (relator), Jucelio Girardi e Zilnete Nunes (de Joinville), Mário Paulini, presidente do legislativo araquariense, e Clenilton Pereira concordam que os municípios perdem recursos federais por não discutirem os seus problemas comuns sem pensar nas regiões metropolitanas.

Eles também defendem mudanças urgentes nas leis sobre o transporte coletivo regidas pelo Deter que são de 1980. “O Deter tem de ser gerido por técnico que, no mínimo, tenha conhecimento de mobilidade urbana e que apresente, pelo menos, uma planilha de valores aos prefeitos”, defendeu Nunes.

Informações divulgadas pela mídia em Florianópolis confirmaram que o sistema integrado entre Palhoça e a capital do Estado passa a funcionar a partir do próximo dia 7 de junho.

Foto de Marcos de Oliveira

Deixe um comentário