A Comissão de Participação Popular recebeu hoje servidores públicos da Unidade Sanitária Abdon Batista, que pediram que seja elaborado um projeto de lei para que pacientes que tratam de tuberculose tenham gratuidade na passagem de ônibus para irem a consultas.

De acordo com a pneumologista Carla Bartuscheck, muitos pacientes têm renda baixa, e por isso não conseguem pagar a tarifa de ônibus para comparecer às consultas e, assim, permanecer em tratamento. Segundo ela, até junho deste ano o passe para ônibus era fornecido aos pacientes com recursos da Secretaria de Saúde, mas o fornecimento foi descontinuado, e assim vários pacientes pararam de comparecer às consultas.

Para a pneumologista, se houver uma lei prevendo o passe livre para pacientes em tratamento, o fornecimento não poderá ser descontinuado. As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro já têm leis sobre isso.

Enquanto não é elaborado projeto de lei para resolver a questão, será marcada uma reunião extraordinária da Comissão com a presença da Secretaria de Saúde para tratar do assunto.

Texto: Marina Bosio / Foto: Sabrina Seibel

 

 

Deixe um comentário