A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia realizou reunião conjunta com a Comissão de Saúde, Assistência e Previdência Social na tarde de ontem (18) para debater a inclusão social dos autistas em Joinville. Os vereadores das comissões ouviram as reivindicações de pais de autistas e de profissionais sobre o atendimento dessas crianças.

Representantes do Conselho Tutelar falaram da necessidade de capacitação para professores. Karla Magalhães, do grupo Mães de Autistas de Joinville, também apontou essa necessidade. “O governo não dá o respaldo que os professores precisam para dar mais atenção para as crianças autistas”, afirmou.

Diretora executiva da Secretaria da Educação, Sonia Fachini falou que a capacitação de pedagogos para trabalhar com esses alunos ainda é recente. A vereadora Tânia Larson (SD) sugeriu levar essa discussão adiante, dialogar com as universidades que formam pedagogos sobre as disciplinas de educação inclusiva nos cursos.

Karla Magalhães pediu também uma maior divulgação sobre o autismo e ampliação do número de vagas no Naipe (Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial). Os representantes do Conselho Tutelar apontaram que são necessários recursos para acessibilidade e ampliação de vagas na ARCD (Associação de Reabilitação da Criança Deficiente).

O presidente da Comissão de Educação, Claudio Aragão (PMDB), informou que na próxima reunião a comissão vai deliberar a instalação de um fórum de discussão dos pilares da educação para dar encaminhamento às questões levantadas na reunião de ontem.

Texto: Jornalismo CVJ, por Anna Carolina Vavassori, estagiária sob supervisão / Revisão: Sidney Azevedo / Foto: Sabrina Seibel 

Deixe um comentário