“Vontade política” é a palavra chave para a conclusão do projeto de implantação do sistema de integração do transporte coletivo intermunicipal entre os municípios de Joinville e Araquari. Esta é a definição apontada pelo parecer do relatório final, assinado pelo vereador Adilson Mariano, da Comissão Especial de Transportes das Câmaras de Vereadores, integrada por representantes políticos dos dois municípios e criada para estudar a integração e a pavimentação asfáltica da Estrada Rio do Morro que liga as duas cidades. O documento foi apresentado na reunião, realizada na manhã de hoje, no legislativo joinvilense, depois de quatro meses e 15 dias de estudos, viagens, reuniões, debates e envolvimento de diversas autoridades e técnicos do setor.

O relatório especifica que na última reunião entre as partes interessadas foi acordado que a alternativa para viabilizar o projeto é a construção de duas estações, nas proximidades da divisa entre os municípios (perto do Recanto da Paz, em Joinville e da Sociedade Daroká, em Araquari). Consta ainda que o presidente em exercício do Departamento de Transportes e Terminais do Estado de Santa Catarina (Deter), Ralf Berkendorf se dispôs a contribuir na construção dos terminais de integração.

Porém, o maior entrave para a concretização da integração reside no período eleitoral, cuja legislação, impede a realização de processo licitatório para execução de obras públicas. O que pode fazer com que o assunto volte a ser debatido somente em 2013.

Já em relação a pavimentação da Estrada Rio do Morro, que liga a rua Monsenhor Gercino, no bairro Paranaguamirim, em Joinville a BR-280, na localidade de Morro Grande, em Araquari, também deverá ser tema de novas reuniões a partir de 2013. É que a obra dependerá de recursos do Governo do Estado que aguarda o repasse de um convênio de R$ 3 bilhões do BNDES, segundo o secretário de Estado de Infraestutura Valdir Cobalchini.

Os vereadores decidiram que irão enviar uma moção ao governador Raimundo Colombo, aos deputados estaduais Darci de Matos, Sandro Silva, Kennedy Nunes e Nilson Gonçalves, e aos secretários Cobalchini e do Desenvolvimento Regional de Joinville, Bráulio Barbosa para que a pavimentação inicie o mais breve e pela rua Monsenhor Gercino, por ter o bairro Paranaguamirim a maior densidade demográfica.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário