O inédito projeto “Curso de Apoio a Formação de Condutores (de veículos) com Deficiência Auditiva, em idioma LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais” ministrado na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), poderá servir de modelo à ser implantado em Santa Catarina (SC). Pelo menos a implantação de projeto-piloto para o credenciamento de um Centro de Formação de Condutores (auto-escola) para atender a comunidade surda em cada macro região de SC foi cogitado durante reunião, ocorrida na última terça-feira, dia 30, no Departamento Estadual de Trânsito – Detran, em Florianópolis.
Na oportunidade, o coordenador da Escola do Legislativo (EL) da CVJ, Claudinei Dias e a professora de Libras da EL, Rute Souza Mielniczki fizeram uma apresentação sobre o projeto, propôs o desenvolvimento de sistema computacional com acessibilidade aos surdos, o qual forneça provas em vídeo com interprete em LIBRAS e integrados ao banco de dados das questões aplicadas no exame teórico do DETRAN.
Outros assuntos discutidos foram a possibilidade de elaborar a prova escrita em Libras, acompanhamento por interprete da entidade de trânsito, credenciamento de uma auto-escola para atender os surdos.
A próxima reunião ficou agendada para dia 28 próximo às 14h, o qual foi cogitado a possibilidade do projeto-piloto ser na Região de Joinville.
Participaram do encontro o diretor geral do Detran, Vanderlei Rosso, representantes do IJAS-Instituto Joinvilense de Assistência aos Surdos, Jakson Silva e Tiago Alves Carneiro Júnior (Surdo), da Assembléia Legislativa (Técnicos da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência), do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência – CONADE e o chefe de gabinete da presidência da CVJ, Lademir Schatzmann.