O presidente da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), vereador Odir Nunes reuniu-se na manhã de hoje, com o presidente da Conurb, Ivo Vanderlinde e com o diretor de trânsito, Marcelo Adriano Zgoda e reivindicou um estudo sobre a viabilidade de liberar os corredores de ônibus para o trânsito de motocicletas.

Para Nunes, muitos motociclistas são vítimas de graves acidentes de trânsito por terem de disputar o espaço com os automóveis nas ruas da cidade, “isso acarreta num custo social muito grande para a sociedade, sem contar que tornam-se eles os que superlotam os nossos hospitais”, lembrou.

Odir argumentou que são muitos os momentos de ociosidade dos corredores que poderiam servir aos motociclistas facilitando a sua trafegabilidade.

 Vanderlinde acordou que será feito um estudo, mas alertou que já existe legislação que permite apenas táxis e vans de fretamento utilizarem os corredores. Além das viaturas de emergências (bombeiros, ambulâncias e policiais desde que estejam com as sirenes ligadas), que também podem utilizar os corredores.

Ele revelou que em Joinville já são mais de 300 mil veículos registrados, constam 60 mil motocicletas, ou seja, uma moto divide o espaço das ruas da cidade com outros cinco veículos. Para agravar ainda mais o quadro 60% dos atendimentos no setor de ortopedia do Hospital Municipal São José envolvem motociclistas, informou.

 Vanderlinde alertou ainda que, “não podemos correr o risco de inviabilizar o transporte coletivo que é prioridade em todos os lugares do mundo atual, mas vamos estudar o caso”, comprometeu-se.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário