Os vereadores da Comissão de Urbanismo convidaram o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Romualdo França, para a reunião de hoje. A ideia era discutir uma perspectiva para a pavimentação de ruas em Joinville ainda neste ano. Mas França foi direto: “A Prefeitura não tem dinheiro para fazer a zeladoria do município, essa é a verdade, infelizmente”, afirmou o secretário.
De acordo com levantamento do vereador Richard Harrison (PMDB), existem cerca de 2.700 ruas de chão batido no município. Desde 2013 não há plano de pavimentação comunitária por falta de recursos. Segundo França, não há como a Prefeitura arcar com a sua contrapartida. “A prioridade do governo é pagar salários e assegurar os investimentos legais em saúde e educação”, justificou-se.
A expectativa, disse o correligionário do prefeito Udo Döhler, é que somente a partir de agosto comece a surgir uma folga no caixa da Prefeitura para investimentos em pavimentação. “Até lá a PMJ e subprefeituras dão o suporte na medida do que dispõem”, disse França.
O secretário assegurou, todavia, que todas as ruas licitadas com recursos próprios estão sendo ou continuarão sendo feitas na medida em que os recursos estiverem disponíveis. Da decisão de licitar até a execução, este é um processo que pode chegar a até um ano e meio, segundo França, em decorrência da falta de recursos próprios. E os moradores precisam de paciência, pois a prioridade é para as vias que servem de itinerário do transporte coletivo urbano de Joinville.
Texto: Jornalismo CVJ, por Felipe Faria / Edição: Jeferson Luis dos Santos / Foto: Sabrina Seibel