A Câmara recebeu, na tarde de hoje, a vereadora Vera Simão, de Gramado (RS). Ela foi recepcionada pela diretora geral da Câmara de Joinville, Sônia Regina Vailati. Depois, assistiu à reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. A vereadora elogiou a Câmara Mirim e lamentou o distanciamento dos cidadãos de Gramado. “É preciso que a comunidade conheça a Câmara”.
A vereadora do Partido Progressista (PP) conheceu o funcionamento da Comissão de Legislação. Na semana que vem, ela assume a presidência de comissão semelhante, em Gramado. Seu partido é maioria na câmara desde 1976.
Quanto à participação dos cidadãos de Gramado no dia a dia do Legislativo, ela lamentou que só compareçam “quando têm interesse direto” no assunto em debate. As sessões locais são realizadas nas noites de segunda-feira.
“Hoje (a neutralidade do cidadão) é natural, mas é uma naturalidade que não convém a nós, políticos. É preciso que a comunidade conheça a câmara”, defendeu.
Enquanto isso, em Gramado
Gramado aprovou o Plano Diretor e debate agora projeto do prefeito que tira do Legislativo a tarefa de julgar convênios entre Executivo e instituições. Vera é contra a proposta, que deve ser aprovada na semana que vem, quando chega ao plenário.
Para ela, isso “tira o poder de decisão, de opinião” dos vereadores. “Não nos impede de fiscalizar, mas eu acho, particularmente, que não é bom”, disse a parlamentar.
Segundo Vera, a legislação federal permite que convênios sejam celebrados pelo Executivo, sem passar pelo crivo dos vereadores.