Dúvidas sobre sessão solene e cerimonial de posse dos vereadores, comportamento em plenário, regimento interno, a utilização do site gerenciador “Legislador” e lei orgânica do município, esses foram alguns dos temas discutidos, na manhã de hoje, no 1º Seminário de Capacitação da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ). Treinamento para os novos vereadores e assessores que assumem seus cargos no dia 1º de janeiro. Participaram do encontro Levi Rioschi, pastora Leia Hostim Rocha, Lioilson Correa, Maycon Cesar e Jaime Evaristo.
O presidente da Casa, vereador Odir Nunes, lembrou da época em que a Câmara contava com apenas um assessor por bancada e não havia nenhum tipo de treinamento para exercer o cargo de vereador ou mesmo assessor. “Há 24 anos, quando aqui cheguei, senti essa necessidade e por isso na atual gestão, como presidente, organizamos essas palestras para facilitar para todos”, explicou Nunes. Nunes ainda ressaltou que vereadores precisam, no mínimo, dominar a Lei Orgânica, a Constituição e o Regimento Interno da Casa.
A organização do cerimonial da posse voltou a ser discutida. Para organizar o acesso das pessoas aos ambientes do parlamento serão enviados convites com pulseiras de diferentes cores. As fitas verdes, por exemplo, serão para acesso ao plenário e serão destinadas aos convidados dos 19 vereadores eleitos, laranjas para o mezanino, 100 fitas vermelhas serão destinadas às autoridades convidadas pelo futuro prefeito, esses convidados ocuparam o plenarinho. Jornalistas serão credenciados previamente, repórteres receberão pulseiras azuis e cinegrafistas e fotógrafos na cor roxa.
“Queremos uma posse bem organizada e que todos fiquem confortavelmente instalados, por isso optamos por essa estratégia”, argumentou Nunes.
O vereador eleito Levi Rioschi sugeriu mudanças na maneira da organização em relação aos convidados, alegando que pretende disponibilizar um ônibus para moradores do seu bairro, Escolinha, se deslocarem até a casa, mas que diante das considerações do presidente, não haverá acesso de todos ao plenário.
Odir Nunes ponderou explicando que terá, sim, espaço para todos na Casa. “Vamos instalar telão no átrio, ar-condicionado e cadeiras. Peço que entendam que fica chato até para os convidados do vereador chegarem nesta Casa e não terem um lugar para sentar, não queremos ninguém de pé, afinal, são cerca de três horas de posse. Garanto que todos serão bem atendidos aqui na Câmara”, finalizou o presidente.