O Projeto de Lei nº 264/2014, protocolado na Câmara nesta semana, visa propor a obrigatoriedade para que todos os táxis de Joinville possuam câmeras de segurança. De acordo com o autor do projeto, o vereador Maycon Cesar, a medida serviria para manter a integridade do próprio taxista, que ultimamente tem sido vítima de assaltos e até mesmo de sequestros relâmpagos.
No início deste ano um taxista foi rendido em uma corrida. O assaltante foi perseguido e rendido por outros taxistas que souberam do ocorrido pelo rádio. Em abril deste ano outro táxi foi assaltado e o motorista acabou esfaqueado no pescoço, isso porque nem reagiu, apenas entregou tudo o que possuía. Entre os profissionais a constatação é clara: os crimes envolvendo taxistas como vítimas têm aumentado nos últimos anos. Em 2012, 15 taxistas foram vítimas desta violência e em 2013 este número aumentou para 20, segundo dados da Polícia Militar.
Para minimizar estes dados e oferecer mais segurança ao taxista, o vereador Maycon Cesar propôs o PL 264/2014: “Com as imagens fica muito mais fácil identificar o assaltante, com certeza esta medida inibe o criminoso”, avalia o parlamentar.
A proposta ainda será analisada nas comissões e, em seguida, deverá passar por duas votações em Plenário antes de virar lei.
Com informações da assessoria do vereador.