Atribui-se ao filósofo grego Aristóteles a frase: “A coragem é a primeira das qualidades humanas, porque garante todas as outras”. Nilson Wilson Bender, carinhosamente entre nós, joinvilenses, o “Seu Bender” ou “Doutor Bender”, as tinha todas, com destaque especial para a visão de futuro, o senso de justiça e humanidade, e, principalmente, a humilde.
Nesta tarde, durante nossa sessão ordinária, singelamente, recebemos as senhoras Suzana e Edi Bender, filha e irmã, respectivamente, do nosso eterno prefeito, para confortá-las, se é que isso é possível nesse momento difícil de perda. E, mais do que isso, para expressar-lhes a gratidão, em nome do povo joinvilense, pelos mais de 40 anos da dedicação do pai à cidade que ele adotou como sua.
Nilson Wilson Bender foi um singular homem público para nossa Joinville. Nosso povo está entristecido com tão irreparável perda, é verdade. Mas, por outro lado, alegra-se e orgulha-se de que tenha havido tão sublime indivíduo em seu meio.
Mas mais do que o progresso promovido pelo nosso eterno prefeito, amigo e conselheiro político, cremos que não há sequer um joinvilense capaz de contestar sua imagem de homem honrado, ético e íntegro, justa e humildemente construída ao longo de quatro décadas de vida pública, exercida exemplarmente até os últimos de seus dias.
“Seu Bender” foi e sempre será uma inspiração para todos aqueles que almejam a vida pública. “Doutor Bender” foi e sempre será um exemplo do mais elevado significado do termo “ser humano”. Razão pela qual, neste momento de profunda tristeza, somente podemos dizer, sincera e respeitosamente: obrigado, obrigado por tudo, de coração. Obrigado, Seu Bender!
Vereadores da 17ª Legislatura
Com fotos de Pena Filho e de Sabrina Seibel, respectivamente