O presidente da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), vereador Odir Nunes reuniu-se na manhã de hoje, com representantes da Fundação IPPUJ, Fundema, Ittran, Fórum da Justiça Estadual e CVJ para deliberar sobre dois assuntos: o início das obras da revitalização no trecho da avenida Hermann August Lepper (Beira Rio), na frente dos fóruns (Estadual e Federal) e da CVJ; e a elaboração de um projeto para aproveitamento da água da chuva nas escolas da rede municipal de ensino.

Sobre a revitalização da Beira Rio, o engenheiro Geraldo Machado Bittencourt, do IPPUJ, explicou que a obra vai integrar a “Rota da Cidadania”, trecho que iniciará no Museu de Integração, na rua Rio Branco, irá até o prédio da CVJ, através de calçadas com fácil e plena acessibilidade à deficientes, cadeirantes, carrinhos de bebês, etc. “O memorial descritivo já está pronto especificando, inclusive, as adequações necessárias nas travessias de ruas e por imóveis de empresas privadas e imóveis públicos”, explicou Bittencourt.

Na oportunidade, Charles Krieck Labes informou que, na passagem pela frente do fórum da Justiça Estadual a obra – conforme o projeto do IPPUJ – será custeada pelo Tribunal de Justiça. Participam da elaboração do projeto a Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente) e o Ittran (Instituto de Trânsito e Transportes).

Odir Nunes solicitou brevidade no início das obras para estejam prontas para o Natal dos Sonhos (dezembro), e para a utilização pelos freqüentadores do “Joinville em Movimento”, realizado nas manhãs de domingo. De acordo com os representantes das repartições públicas, na próxima semana já será possível saber o valor dos custos das obras e seu início.

Com relação ao projeto sobre o aproveitamento da água da chuva por escolas da rede municipal, solicitada pelo presidente Odir Nunes, ficará sob a responsabilidade do IPPUJ, Fundema e Secretaria de Educação. “Vamos disponibilizar recursos das economias do legislativo para tentar viabilizar as obras”, augeriu Nunes. Inicialmente o projeto pretende alcançar pelo menos 20 escolas da periferia da cidade, “com isso haverá economia para a secretaria no gasto com água e permitirá aos estudantes o envolvimento direto nos processos de reciclagem e seus benefícios para o meio ambiente”, relatou o parlamentar.

Participaram do encontro a engenheira, Ana Lúcia Ramos Moreira e Roberto Kaesemodel, da Fundema, Geraldo Bittencourt, do IPPUJ, Rosane Meps, do Ittran, Charles Labes, do Judiciário, Carlos Grandene, da CDL e Flávio Boldt, diretor da CVJ.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário