A Câmara de Vereadores de Joinville homenageou em sessão especial, nesta noite, a 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental e a Associação dos Amigos do Autista (AMA), pela passagem dos 20 e dos 25 anos de fundação de cada uma, respectivamente. As proposições das homenagens foram dos vereadores Fabio Dalonso (licenciado para exercer a função de secretário municipal de Habitação) e Patrício Destro, também respectivamente.

Soldados da companhia e militares da região, e pais e amigos de autistas joinvilenses prestigiaram a sessão. Apesar de serem entidades distintas entre si, elas têm algo em comum, que é a defesa vida. Este, aliás, foi o mote do discurso do vereador James Schroeder. “São duas entidades que representam a tradição joinvilense de amor ao próximo, de dinamismo e iniciativa”, afirmou.

Ao discursar para seus homenageados, Dalonso destacou a bravura dos 70 policiais da companhia, comandada pelo major Adilson Schlickmann Sperfeld, que se embrenham pela matas e rios de 60 municípios da região na defesa da fauna e da flora. “São verdadeiros guerreiros”, definiu o vereador licenciado.

“Se o povo é bom, os policiais são bons. Recebemos com orgulho essa homenagem. É um gesto grande, que muito nos motiva”, disse o tenente-coronel Leibnitz Martinez Hipólito, comandante da Polícia Militar Ambiental em Santa Catarina.

Já o vereador Patrício Destro, por sua vez, destacou que “o autista é a mais especial das pessoas, porque cada paciente precisa de um tipo de tratamento específico, por mais que, para todos, a doença seja uma só”. Em Joinville, informou o palarmentar, em média, a cada 368 crianças entre 7 e 12 anos, uma desenvolve o autismo.

O empresário Moacir Bogo, que representou a Associação dos Amigos do Autista na sessão, contabiliza aproximadamente 1500 pessoas com autismo na cidade. Destes, 72 são alunos da entidade, o que corresponde a um amparo a 4,8% dos pacientes. “Para falar da AMA, é melhor ouvir o coração. Costumo dizer que: o autismo, quem conhece, AMA”, versou o empresário.

Por fim, o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, vereador João Carlos Gonçalves, agradeceu às instituições homenageadas pelos relevantes serviços prestados a Joinville e à região. E disse que os policiais ambientais e todos os envolvidos no tratamento do autismo são mais do que guerreiros, são heróis.

Fotos de Sabrina Seibel

[widgetkit id=22]


Deixe um comentário