Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), desta terça-feira, os vereadores discutiram problemas como: a preocupante situação do conselho tutelar, a superlotação do Hospital Municipal São José e os desgatados problemas de mobilidade nas ruas da cidade. Para falar sobre as dificuldades dos conselhos tutelares foi convidado o representante do Ministério Público, promotor de Justiça Sérgio Joesting, que sugeriu à direção do legislativo que seja destinado recursos das sobras da casa para os fundos que administram entidades sociais como os conselhos.
A vereadora Zilnety Nunes chamou a atenção para a situação do Conselho Tutelar de Joinville. Ela afirma que, a entidade passa por dificuldade e teme pela falta de segurança no local. “O conselho está em situação inadequado para exercer o seu trabalho” disse a vereadora. Para ela, a solução é uma mudança do local onde está sediado o Conselho. O vereador Maurício Peixer também fez um alerta para a prefeitura. Segundo ele o Hospital Municipal São José deve receber atenção especial, pois a superlotação prejudica os pacientes e o funcionamento do próprio hospital.
Já o vereador Osmari Fritz fez um apelo pelo recapeamento da Rua São Paulo. Ele ainda apontou outro problema da via. Afirmou que, a via não comportaespaço para duas pistas, um corredor de ônibus e uma ciclovia. Para ele, as faixas ficam estreitas e o local destinado as bicicletas não tem segurança. Ele pede que os órgãos responsáveis executem algumas medidas a fim de melhorar a mobilidade no local.
O promotor da infância e juventude, Sérgio Ricardo Joesting, esteve na sessão e entregou um oficio aos vereadores questionando os critérios usados para o repasse de recursos provenientes das economias da Câmara, para entidades assistenciais. Para ele os recursos deveriam ser destinados aos conselhos existentes na cidade. O vereador Osmari Fritz fez questão de salientar que os critérios não representam a opinião de todos os vereadores e que é prerrogativa da mesa diretora da casa a definição da destinação dos reursos do Poder.