Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), desta quarta-feira, que não teve a tradicional palavra livre, os vereadores debateram alguns projetos de lei, entre eles o PLC n° 34/2012, que exclui do Sistema Viário Básico de Joinville o eixo viário Francisco Alves, no trecho compreendido entre as ruas Petrópolis e Santa Catarina previsto na Lei Ordinária n° 1262 de 27 de abril de 1973. O projeto foi proposto pelo vereador Adilson Mariano, que recebeu apoio de todos os colegas.
Segundo o vereador Adilson Mariano a mudança trará benefícios para a comunidade e para a prefeitura, pois a Lei Ordinária n° 1262 é de 1973, e já não se adéqua a realidade do local. Além de gerar um custo muito alto para o município, o eixo viário impediria os moradores de regularizarem suas moradias e estabelecimentos comerciais. O PLC n° 34/2012 foi aprovado pó unanimidade pelos vereadores.
Alguns vereadores aproveitaram seu tempo na tribuna para alguns problemas do município.
A vereadora Dalila Leal citou o entulho que está sendo depositado em um terreno próximo a Rua Paulo Afonso, no bairro Itaum. Ela afirmou que os despejos podem causar enchentes em um futuro próximo e pediu que a Secretaria Regional do bairro tomasse as providências cabíveis.
Já o vereador Sidney Sabel intercedeu pelos agricultores que foram prejudicados pela chuva de granizo, que caiu em Pirabeiraba na última semana. Ele enalteceu o trabalho da Defesa Civil pela ação rápida no auxilio aos moradores, mas cobrou medidas para ajudar os agricultores prejudicados.
O vereador Jucélio Girardi criticou a falta de agentes de trânsito para organizar o trafego nas ruas interditadas para obras da prefeitura. Para ele o fluxo de carros fica complicado sem nenhum funcionário orientando os motoristas. Ele pediu que ao Ittran mais atenção a esse problema, a fim de evitar transtornos nesses locais.
No final da sessão, os vereadores ainda aprovaram os pedidos de informação n° 377/2012, n° 378/2012, do vereador Odir Nunes e o de n° 381/2012 do vereador Osmary Fritz.