Diretores da Organização Não Governamental (ONG) e Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Impacto Social, Sandra Regina Sievert (presidente) e Cristiano Schmidz (coordenador técnico), visitaram, na tarde de hoje, o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), vereador Odir Nunes para apresentar a entidade que completou o primeiro ano de atividades e já congrega oito associações que atuam no setor de material reciclável.

Sandra e Cristiano entregaram ao parlamentar uma cópia do projeto “Coleta de Embalagens Metalizadas” (originadas de embalagens de biscoitos, salgadinhos, bolachas, chocolates e outros produtos) que podem ser trabalhados para a confecção de utensílios, estojos, embalagens e outros produtos servíveis.

De acordo com as informações compiladas pela ONG/OSCIP, até setembro de 2011 o volume arrecadado pelos caminhões da coleta seletiva em Joinville era de, em média, 440 toneladas/mês. Em dezembro do mesmo ano somaram 795 toneladas, e em 822 mil quilos em janeiro último. Com isso, o percentual de reciclagem atingiu 10% do total do lixo produzido. Em 2011 este índice foi de 7,5%. E é neste nicho que se recolhe o material metalizado.

Os ambientalistas defendem que deve haver ampla divulgação do projeto para a comunidade, visando aumentar a conscientização da necessidade de encaminhamento deste tipo de resíduo para a coleta seletiva. Contrariando, desta maneira, o que é publicado em sites especializados, que divulgam sobre reciclagem, e que orientam o descarte de embalagens metalizadas em lixeiras para resíduos comuns.

Para incentivar a correta destinação deste tipo de resíduo e reforçar a necessidade de uma mudança de hábito da população o presidente do legislativo joinvilense disponibilizou o espaço da Tribuna Livre, que acontece as quartas-feiras, durante a sessão ordinária, para a divulgação do projeto pela Impacto Social. Interessados no assunto podem entrar em contato com a entidade pelo telefone (47) 3433-2783 ou pelo e-mail ongimpactosocial@ig.com.br

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário