Em quarenta anos de vida, o artista plástico Luiz Henrique Schwanke acumulou mais de cinco mil obras, entre pinturas, esculturas, desenhos e instalações. Uma pequena parte da obra do artista (falecido em 27 de maio de 1992), o acervo de obras da família, será exposta no hall de entrada da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ). Serão sete painéis de grande dimensão, em média entre 2m85 X 1m20. A exposição estará aberta ao público a partir da próxima segunda-feira, dia 7. Além da exposição, o Poder Legislativo realizará também uma sessão solene de outorga de título de Cidadão Benemérito ao artista (in memorian), no dia 14 de maio.

A preposição para outorga do titulo é do vereador James Schroeder. Os dois eventos fazem parte da 10ª Semana dos Museus, que ocorre entre os dias 14 a 20 de maio.

A irmã do artista e diretora do Instituto Schwanke, Maria Regina Schwanke, conta que a intenção do instituto é manter viva a memória e a obra do artista que realizou mais de 130 exposições, entre individuais e coletivas, e participou dos mais importantes salões nacionais, recebendo mais de 30 premiações, tendo sido o artista brasileiro mais premiado nos salões de 1985.

Em 1991, participou da 21ª Bienal Internacional de São Paulo, estando entre os 51 artistas brasileiros selecionados dos 2.059 concorrentes de 58 países. “O Instituto também promove palestras, exposições e outras atividades culturais. Para isso, contamos com o apoio da Fundação Cultural e da Univille”, explica Maria Regina.

Deixe um comentário