A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou nesta terça-feira (22) para a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores o Plano Municipal de Saúde, que começará a valer em 2018 e determina as prioridades da saúde do município até 2021. O Plano determina cinco diretrizes para a saúde de Joinville e esteve em consulta pública de janeiro a março. 

O plano ainda vai ser apresentado, em setembro, ao Conselho Municipal de Saúde para aprovação. De acordo com o secretário executivo da SMS, Jean Rodrigues, o Conselho de Saúde elencou quatro das cinco diretrizes do Plano, e a Secretaria trabalhou nos objetivos e ações de cada diretriz.

Ainda segundo Jean, o Plano traz 52 indicadores, para avaliar se as diretrizes do plano estão sendo cumpridas. “Os indicadores vão avaliar a continuidade do plano”, afirmou. Entre os indicadores estão, por exemplo, a proporção de paciente participantes do programa de prevenção de hipertensão, diabetes e obesidade; o número de unidades construídas, reformadas e ampliadas, entre outros.

Com a aplicação do Plano, a Secretaria espera, entre outras coisas, conseguir a ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família, a melhoria na estrutura das unidades de saúde e a ampliação da cobertura de Saúde Bucal.

Veja abaixo as diretrizes do Plano Municipal de Saúde:
Diretriz 01- Efetivação da Atenção Básica como porta de entrada preferencial do sistema de saúde e ordenadora do cuidado nas redes;
Diretriz 02- Fortalecimento do vínculo entre o cidadão e as instituições de saúde, com ênfase na co-responsabilidade;
Diretriz 03 – Aprimoramento da política de gestão de pessoas;
Diretriz 04 – Informatização da rede assistencial e serviços de apoio e logística;
Diretriz 05 – Aprimoramento da gestão da SMS.

Texto: Jornalismo, por Marina Bosio / Foto: Sabrina Seibel

Deixe um comentário