De acordo com o secretário de Educação, o PME de Joinville apresenta 20 metas que estão de acordo com os planos Nacional e Estadual de Educação. “Todo o planejamento da educação para os próximos 10 anos está nesse documento, que foi elaborado em conjunto com a sociedade joinvilense. Temos um Fórum de Educação e um Conselho de Educação, que participaram da elaboração desde 2012”, disse Mattei.
Uma das metas do PME é universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para crianças de quatro a cinco anos. Outra é oferecer até 2025 educação integral em, no mínimo, 70% das escolas públicas.
Questão de gênero
Segundo o secretário de Educação, a questão de gênero não está no PME. “Em nosso PME, a comunidade de Joinville achou necessário não colocar a questão de gênero. Não há nenhuma cláusula que trate diretamente da questão de gênero”, afirmou Roque Mattei.
O vereador Levi Rioschi (PPS) se declarou contra a aprovação do PME, pois disse acreditar que nele “existe ideologia de gênero”. O vereador Jaime Evaristo (PSC) sugeriu duas emendas.