A Comissão de Participação Popular discutiu hoje o projeto de lei de autoria do vereador Jaime Evaristo que quer obrigar as agências bancárias de Joinville a funcionarem seis horas por dia, das 10 às 16 horas. A reunião teve a presença de represente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Joinville e Região, que se posicionou favorável ao projeto de lei.
O PL 23/2014, se aprovado, vai definir multa de 500 Unidades Padrão do Município (UMPs), cerca de R$ 112 mil, aos bancos que descumprirem a obrigação.
O presidente do Sindicato dos Bancários, José Ilton Belli, afirmou que os bancários já trabalham 6 horas ou mais e, portanto, a ampliação do horário não prejudicaria a categoria. “A nossa perspectiva é que haja a contratação de novos funcionários”, disse.
Belli destacou que a legislação federal determina o horário mínimo de atendimento das agências bancárias, mas não limita o horário máximo. Ele lembrou ainda que existem muitas cidades em que o horário de atendimento é ampliado. Segundo Belli, não são apenas capitais de estados. “Joinville, assim como Campina Grande, na Paraíba, tem a característica de ser uma cidade maior que a capital do seu estado, e teria que ter, portanto, mesmo tratamento que as capitais”, completou ele, afirmando que o município precisa de horário ampliado nas agências bancárias.
O relator do projeto na Comissão de Participação Popular, vereador Adilson Mariano, afirmou que o parecer será favorável. Ele deve ser votado na próxima reunião da comissão.
Foto de Sabrina Seibel