A Comissão de Urbanismo debateu nesta terça-feira (13) o sistema cicloviário de Joinville. Estavam presentes representantes do Movimento Pedala Joinville, do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) e da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud).
O representante do Pedala Joinville Jony Roberto Kellner afirmou que Joinville está evoluindo quando o assunto é mobilidade para os ciclistas, mas que ainda há muito o que fazer. Segundo ele, o prefeito Udo Döhler assinou um documento assumindo compromisso em 10 itens para melhorar o sistema cicloviário de Joinville. Entre os itens estão manter e melhorar a sinalização nas ciclofaixas, não reduzir as ciclovias em decorrência de mudanças no transito para benefício dos carros, integrar ciclovias e ciclofaixas, entre outros. Segundo ele, um dos maiores problemas é a integração das ciclofaixas existentes.
O representante do Sepud Marcus Faust afirmou que os deslocamentos com bicicleta se dão em sua maioria nos bairros. “A cidade é espalhada, então a maioria das pessoas não consegue por exemplo, ir até o seu trabalho de bicicleta”. Segundo ele, estão sendo instalados bicicletários nos terminais de ônibus, para aumentar a integração entre meios de transporte.
O gerente de operações do Detrans, Samuel Luiz Bernardes Gomes, afirmou que é responsabilidade do órgão implantar os projetos do Sepud, e que há muitas vezes dificuldade de falta de recursos. “Temos problemas de manutenção e conservação principalmente”, afirmou. Ele disse ainda que em algumas vias não há espaço para implantar ciclofaixas. “Em alguns casos não tem como, ciclista e pedestre têm que conviver”, afirmou.
Texto: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio / Foto: Sabrina Seibel