Sucesso é a palavra que define o interesse e o surpreendente número de pessoas em participar do 1º curso gratuito de “Apoio a Formação de Condutores de Veículos em Idiomas Libras”, iniciado na noite de quinta-feira, dia 20, na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ). E ao mesmo tempo demonstra também que o serviço que está sendo disponibilizado é uma necessidade para muitos cidadãos. O projeto está sendo promovido pela Escola do Legislativo com o Instituto Joinvilense de Assistência aos Surdos, e ministrado voluntariamente pela professora Rute Mielniczki.

Cerca de 40 deficientes auditivos (surdos), realizaram inscrições e compareceram para a aula inaugural, realizada no plenarinho do legislativo municipal.

 “O nosso objetivo é disponibilizar conhecimentos para tornar aptos os surdos para enfrentar o trânsito na condução de veículo automotor mediante a aplicação de aulas teóricas permitindo que possam obter suas Carteiras Nacional de Habilitação – CNH”, explicou a instrutora Rute Mielniczki. Para o presidente da CVJ, vereador Odir Nunes este é um projeto de grande alcance social e merece apoio do poder legislativo, através da Escola do Legislativo.

Para isso os interessados freqüentarão o curso de 45 horas de carga horária, com as aulas sendo realizadas sempre no plenarinho da Câmara de Vereadores, avenida Hermann August Lepper, 1.100. 

Consta na programação: Abordagem didático-pedagógica com estrutura curricular definida pela resolução Contran nº 168/04 sendo: Legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito, noções de funcionamento de veículo de 2 a 4 rodas.

Foto de Nilson Bastian

Deixe um comentário