A Tupy será homenageada pela Câmara de Vereadores pelos seus 75 anos. A Sessão Solene será no próximo dia 25 de abril de 2013 (quinta-feira), às 19h30, no Plenário da Câmara de Vereadores. A proposição da homenagem para a Tupy é do presidente da Câmara, João Carlos Gonçalves (foto).

Desde a sua fundação, em 9 de março de 1938 até hoje, a Tupy permanece ligada à comunidade de Joinville, como um grande gerador de emprego e renda e contribuindo para divulgar o nome da cidade como um importante polo industrial e de tecnologia para todo o mundo. A companhia vem crescendo e expandindo seus mercados para mais de 40 países no mundo, mas mantém aqui sua sede e uma parcela significativa dos investimentos. Nestes 75 anos, a Tupy empregou mais de 78 mil trabalhadores, o equivalente a 15% da população atual de Joinville.

Nos últimos anos, a cidade vem se consolidando como importante polo automotivo, com a recente chegada da GM e o anúncio oficial da BMW. No mesmo período, a Tupy entrou para o seleto grupo das multinacionais brasileiras e tornou-se a maior fabricante mundial de blocos e cabeçotes de motor para a indústria automobilística.

Uma exposição com informações e fatos históricos dos 75 anos da Tupy permanecerá até o dia 3 de maio, no hall da Câmara de Vereadores, no 1º piso, aberta a visitação pública de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

 

Alguns fatos e dados da Tupy

·         Em 75 anos, a Tupy empregou mais de 78 mil trabalhadores, o equivalente a 15% da população atual de Joinville que é de 520 mil habitantes.

·         Tem clientes em mais de 40 países nos cinco continentes.

·         A transferência da linha de produção da Tupy do centro de Joinville para o Boa Vista, na década de 50, deu início a este importante bairro, hoje um dos mais populosos da cidade.

·         A companhia contratou, em 1974, as primeiras profissionais do sexo feminino para a linha de produção de uma indústria metal mecânica.

·         Sozinho, o parque industrial da Tupy em Joinville representa o equivalente a 146 campos de futebol. Incluindo as fábricas em Mauá (SP) e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México, a área construída chega a 265 campos de futebol.

·         A Tupy é uma grande recicladora, pois a matéria-prima utilizada é sucata de ferro de todos os tipos, o que inclui até uma simples cadeira de praia, passando por latas e outros materiais que utilizam metal em sua estrutura. Tudo isso é transformado na base da liga de ferro que dará forma a peças que a Tupy desenvolve para veículos de passeio, caminhões, tratores, colheitadeiras, além de perfis e conexões para obras como estádios de futebol que estão sendo construídos para a Copa do Mundo.

 

Texto da  EDMLogos, Assessoria de Imprensa da Tupy S.A.

Deixe um comentário