A partir de amanhã, a Câmara de Vereadores de Joinville realizará quatro audiências públicas para tratar do Plano Diretor da cidade. Nesta tarde, a comissão de Urbanismo repassou a apresentação que será feita à comunidade nesta quinta-feira (12), a partir das 19h30 no plenário do Legislativo.
Nesta primeira audiência será feita a apresentação do projeto de lei complementar nº 13/12, que dispõe sobre as diretrizes estratégicas e institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, como também define o macrozoneamento do município e o uso e ocupação do solo. Assuntos como a proposta de conversão da Área Rural de Transição Especial (ARTE), da Área Rural de Utilização Controlada das Planícies Costeiras (Aruc) “Espinheiros” e da Área de Utilização Controlada das Planícies Costeiras “Cubatão” em Áreas Rurais de Proteção dos Mangues também serão temas abordados no encontro. No dia 19/04, quinta-feira, no plenário do Legislativo, será realizada a segunda audiência, onde serão discutidos a transformação da Área Rural de Transição Residencial (ARTI) “Sul” em Área Rural de Expansão Urbana (AREU-I), e de instituição dos usos e índices urbanísticos admitidos. O terceiro encontro será no dia 24/04, na Comunidade Evangélica da Ressurreição, localizada na Estrada da Ilha nº 2.911. A quarta e última reunião está agendado para o dia 03/05, no plenário do Legislativo. Todas as audiências iniciam às 19h30.
A comissão de Urbanismo também recebeu um abaixo-assinado da Associação de Moradores do bairro Bom Retiro, zona norte da cidade. Os moradores da região que assinaram o documento são contrários ao projeto da Prefeitura para criar o binário da Rua Tenente Antônio João. Para eles, o ideal é a duplicação da Avenida Santos Dumont e melhorias na infraestrutura urbana da Rua Tenente Antônio João. Os vereadores da comissão de Urbanismo protocolaram na Casa Civil uma audiência com Raimundo Colombo, governador do Estado de Santa Catarina, para buscar suporte para a Estadualização e duplicação da Avenida Santos Dumont.